Wednesday, September 5, 2007

Analisando a Cultura Americana

Ha tempos que venho pensando muito sobre a chamada "Cultura Americana".
Ainda nao sei bem como defini-la, mas hoje, apos almocar com uma grande amiga Albanesa, sei que divido com mais gente a mesma opiniao: Americanos tem um futuro vazio.
Dizem que os USA eh o pais das oportunidades, onde voce pode fazer dinheiro, montar casa, criar familia. Dizem que aqui, o seu emprego eh garantido, sua boa vida tambem.
Nao mentem, em parte. Eh possivel, sim, ganhar algum dinheiro aqui, eh possivel sim ter uma casa, ter um emprego garantido. Agora, quando se fala em viver bem, ha varios pontos a serem esclarecidos. Me tomo com exemplo: consumista nata, adoro meu poder de compra aqui, adoro poder frequentar bons restaurantes, adoro poder me dar certos luxos. Em contra partida, tenho pouquissimo tempo para mim. Geralmente gasto meu tempo trabalhando, tomada por uma "necessidade" gigante de fazer dinheiro. Essa eh a mentalidade da maioria dos imigrantes aqui. (meu caso?) Diferentemente dos Americanos, nos trabalhamos, e muito. Os bons momentos, aqueles em que aproveitamos coisas simples, como assistir televisao, cozinhar, conversar com amigos sao tao raros, quando comparados a frequencia em que eu os tinha quando estava em casa.
Tenho pensado muito no futuro dos americanos. Daqueles com a minha idade. Quando pego o trem e olho pro lado, vejo como as geracoes passadas (40/60 anos) sao acabadas aqui. Ha pessoas "doentes" em todos os lugares. Eh triste de ver. ao sei qual a espectativa de vida aqui, mas nao acredito que ela seja a mesma do Brasil e, alem disso, tento pensar o que empurra os americanos pra frente, o que eles almejam do futuro e isso eh pior ainda. A maioria deles, tem tudo o que precisa (o que quer) durante a vida toda, a comecar pela adolescencia, entao, envelhessem sem buscar nada. Quando pesno o que eles gostam de fazer quando nao estao trabalhando, logo me vem a cabeca: beber! Eh inpressionante como as pessoas tem o alcool na cultura deles aqui, tanto jovens, quanto velhos, todos ficam realizados em frente a um "12 pack de Bud".
...
Ainda nao sei o porque deste post, mas ha tempos queria comentar sobre isso... Nao eh desta cultura que eu faco parte. Nao eh isto que eu quero pra minha vida.
Quero meu trabalho, meus finais de semana gastos com a familia, criar filhos, estudar o maximo que eu puder, se possivel, pela vida toda, gastar meu tempo caminhando em parques ou talvez ateh andando de bicicleta, quero passar ferias na praia ao lado de quem eu amo, quero rir com os meus amigos, quero assistir ao maximo de filmes que eu conseguir, quero tomar uma cerveja no boteco da esquina (porque ninguem eh de ferro), quero ir de volta pra casa...

2 comments:

Betina Pereira said...

huuuuuuuummmmmm, isso nao e pra me tapear ne? rs.

beijos

te amo

Betina J. Pereira said...

nada eh pra te tapear, gato... eu nao preciso disso! quando eu digo q te amo e q sinto a tua falta, isso sim, eh pra te "ganhar"... fora isso... eu sei que o que eu sinto eh reciproco e q a gt vai estar junto de novo logo, logo...

te amo mto,
bjo