Saturday, December 6, 2008

O Inverno, a Crise ou Mah Adimistracao?

Comecou-se a falar seriamente da Crise Economica Americana lah em Setembro.
Ateh entao, nos, moradores do pais em questao, jah tinhamos uma vaga ideia de que as coisas nao iam bem por aqui, no setor de habitacao. Sabiamos simplesmente porque a tal "desvalorizacao" jah havia atingido alguns dos nossos amigos, que acabaram tendo seus imoveis tomados pelo governo porque nao valia mais a pena terminar de paga-los...
Tudo bem. Anunciaram a crise.
Com ela, ganhamos dinheiro. Sim, porque aos nossos olhos trabalhadores e cheios de metas, economizar em dolar ficou mais rentavel. O que antes valia R$1.58 hoje chegou a valer R$2.60. Facil fazer as contas e entender porque vibravamos com a crise...
Agora, primeira semana de Dezembro, na maior alta das Compras Natalinas e festancas de Final de Ano, me encontro pensando (desesperadamente) em um segundo (ou novo) emprego.
Sempre achei que havia dado a sorte grande ao ter sido contratada para trabalhar num dos "Restaurantes do Momento" na rua mais badalada de Boston, -Talvez ateh tenha dado.-, mas a sorte virou...
Desde o comeco de Novembro, quando, oficialmente, fecharam o patio do restaurante, minha media de trabalho tem caido mais e mais a cada semana. E nao eh soh a media de trabalho, eh tambem a media do que tenho recebido. Nas ultimas semanas, ao invez de trabalhar as 77 horas que costumava no verao, tenho trabalhado soh 21. Ao invez de chegar em casa com 5X de gorjetas, tenho chegado com apenas X.
Tah dificil de assimilar, de aceitar, de saber o que fazer. Mais dificil ainda, parar de pensar em alguma solucao...
No jornal, falou-se essa semana do maior desemprego no pais, desde 1974.
Fala-se o tempo todo em nao gastar.
No trabalho, 28 servers, brigando por turnos que sao para apenas 20...
Nao sei ainda de quem eh a culpa, pretendo descobrir, mas enquanto isso, se alguem souber de alguma vaguinha de babysitter, estou me candidatando, pelo menos ateh o inverno passar, porque as nossas metas ainda sao altas e, ateh voltarmos pro Brasil, temos muito o que trabalhar.

No comments: