Sunday, July 27, 2008

Eu & o Blog, o Blog & eu

"Mas, afinal, o que é um blog? A definição clássica afirma que é um diário mantido por qualquer um na internet. A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando o internauta John Barger chamou seu diário pessoal na rede de "weblog", algo como "registro na web". Em 1999, outro navegante resolveu fazer uma brincadeira. Quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho "we blog", ou "nós 'blogamos'". Aí a palavra "blog" pegou. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na internet. Você vai lá, escreve um texto, publica uma foto, um filme, põe links para o que mais julgar interessante na rede e pronto. Está feito seu blog (veja como fazer isso à pág. 104). Tradicionalmente, os diários eram escritos em pequenos cadernos por quem queria manter as coisas em segredo. Pois na internet eles se transformaram em manifestações públicas e coletivas. Um faz referência ao outro. Um comenta o outro. Um se inspira no outro. E essa multidão de blogs que se entrecruzam e se relacionam ficou conhecida como blogosfera."

Parte de uma materia extraida da Revista Epoca.


Minha primeira experiencia com um "blog" ou "flog", variante do grupo, no qual os posts sao sempre relacionados com uma foto, foi, no minimo, traumatizante. Entrei em um "flog" e acabei lendo coisas que prefeira, na epoca, nunca ter lido, mas que hoje, soh confirmam que, tudo que fiz ateh agora, foi certo (...)
Depois desse, um blog alheio, por curiosidade, depois veio o gosto pelos textos, depois mais curiosidade... Mais fotos.
Entao, criei meu primeiro fotolog...
Anos de fotolog e notei que jah nao tinha mas tanto interesse pelas fotos e sim pelo que eu podia escrever lah, seja para desabafar, atacar, festejar ou provar a minha felicidade (vitoria?)...

Hoje, numa relacao inexplicavel, me sinto mais adulta e mais infantil aqui.
Escrevo o que gosto, o que penso, o que sinto.
Escrevo pra todos, pra quem gosto e pra quem nao gosto. Escrevo pra contar meu dia. Escrevo pra minha familia. Escrevo pensando se alguem vai ler ou simplesmente escrevo, porque tenho vontade de escrever...

ADORO este pedaco de mim... As vezes, volto as paginas e leio o que escrevi ha um ano atras... Dois meses atras, meio ano atras... Faco minhas memorias bem vivas, revivo sentimentos, choro e dou risada dos meus proprios dramas e com isso, mais vontade de escrever...


Pra MIM ou pra quem quer que seja, um abraco grande e o meu obrigada por passar aqui.

=]

2 comments:

Anonymous said...

quer q eu comente ainda?
nem falou de mim

Betina J. Pereira said...

nao preciso nem falar neh?

"...you are in my heart
just like a tatoo..."